4003-6093 carlos@fidelidadeseguros.com.br

Seguro de Carro

by Segurosfid in Serviços

COMO É CALCULADO O PREÇO DO SEGURO DE CARRO?

O preço do seguro de carro é calculado levando-se em conta todas as informações fornecidas em seu perfil. Dentre os principais fatores que influenciam o cálculo do preço podemos destacar:

Modelo do Veículo: Quanto maior o valor de seu veículo, mais caro você pagará pelo seu seguro, pois maior será a indenização a ser paga pela seguradora em caso de roubo, incêndio ou colisão. Além disso, cada seguradora atribui um risco específico por modelo, a depender do comportamento de sua carteira própria. Por exemplo, um Palio Adventure pode ser considerado de alto risco para uma determinada seguradora, pois em sua carteira vários veículos deste modelo sofreram sinistros, mas este mesmo modelo pode ser considerado de baixo risco em outra. Por isso é importante comparar sempre os preços do seguro de carrro entre várias seguradoras.

Local de Residência: Grandes áreas urbanas tendem a ter taxas mais altas de criminalidade, e portanto as seguradoras consideram os moradores de tais áreas com mais risco de sofrer um roubo que moradores que residem em cidades menores.

Idade e Experiência: Quanto mais jovem ou inexperiente o segurado, maior a probabilidade de colisão. Este é um dado estatístico que leva em conta a média de ocorrências por faixa etária de segurados. Da mesma forma, quanto menor for o tempo de habilitação, maiores as chances de colisão. Por estes motivos, seguros de veículos que sejam conduzidos por pessoas mais jovens e inexperientes tendem a ter um preço maior que aqueles de veículos conduzidos por pessoas com mais tempo de habilitação.

Histórico de ocorrências: Todas as seguradoras consultam diversas bases de dados no momento de precificar o seguro de carro. Quanto mais ocorrências de colisão, roubo, pontuação em carteira ou incidência de sinistros do segurado ou condutor, maior o seu risco e portanto maior o preço do seguro de seu veículo.

Uso do Veículo: Quanto maior o uso do veículo, maiores as chances de colisão ou roubo. Veículos de uso comercial tendem a ter o preço do seguro mais elevado justamente por possuírem uso intenso. Além da intensidade do uso, outros fatores como o local onde o veículo é guardado em casa, no trabalho e na escola e o local de maior circulação também são levados em conta no preço do seguro de carro.

Franquias e Coberturas: Quanto maior a franquia, que é a quantia a ser paga pelo segurado em caso de acionamento do seguro para reparo de colisão, menor o preço do seguro. Por outro lado, quanto maiores as coberturas para danos materiais e morais, maior o preço do seguro.

– Coberturas do seguro de carro

As coberturas básicas tratam das garantias principais que a seguradora deve oferecer ao cliente. No Seguro Auto as coberturas básicas abrangem roubo, incêndio e colisão do veículo, danos a terceiros e danos a passageiros.

Incêndio e Roubo: Seguradora indeniza o segurado em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo.

Compreensiva: Inclui cobertura de incêndio e roubo, e também indeniza o segurado em caso de colisão. O valor de indenização desta cobertura cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo.

Terceiros: Conhecida pelo termo RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), cobre danos causados a terceiros. Os danos geralmente cobertos em nossas cotações são danos materiais, pessoais ou morais.

Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Esta cobertura visa indenizar os passageiros ou seus beneficiários, transportado pelo veículo segurado por lesões ou morte que venham a sofrer.

– Franquias do seguro de carro

Quantia paga pelo segurado em caso de acionamento do seguro de carri para reparo de veículo próprio em caso de colisão. As seguradoras utilizam quatro alternativas de franquias na cotação: Básica, Ampliada, Reduzida ou Isenta.

  • Básica ou Normal: É a comumente usada na maioria das cotações, e é a que utilizamos para o cálculo inicial de nossas cotações; Cada seguradora estabelece o seu valor de franquia básica.
  • Ampliada: O valor desta franquia é em geral 50% maior que valor da franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é menor.
  • Reduzida: O valor desta franquia é em geral 50% menor que valor da franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é maior.
  • Isenta: Algumas seguradoras oferecem a opção de isenção de franquia até um limite de ocorrências, cobrando um preço adicional por isso. Garante os prejuízos por danos materiais causados ao veículo segurado, em decorrência dos riscos de Colisão, Incêndio, Roubo ou Furto e Alagamento. Garante a indenização por danos materiais ou pessoais causados a terceiros pelo proprietário do veículo segurado, desde que fique caracterizada a sua responsabilidade civil pelo acidente. Garante a indenização aos passageiros do próprio veículo segurado, independentemente de apuração de culpa do motorista, que também será considerado passageiro para efeito de indenização.

Principais Definições do seguro de carro:

1 – O que é “prêmio”?

É o valor a ser pago pelo segurado ou seja, é o preço do seguro. Que poderá ser parcelado de acordo com as condições disponibilizadas pela seguradora e opções do segurado.

2 – O que deve constar no contrato do seguro de carro?

O contrato de seguro de carro é denominado apólice, onde estão descritas todas as características que serviram de base para os cálculos, como: descrição do bem segurado, valores do bem segurado, custo do seguro, coberturas contratadas, dados da corretora e da seguradora.

3 – Como funciona a indenização baseado no Valor de Mercado Referenciado?

É a forma de contratação que garante ao segurado, no caso de indenização integral do veículo segurado, quantia variável, fixada em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referência de cotação para o veículo, previamente fixada na proposta de seguro, conjugada com o fator de ajuste, em percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida para utilização no cálculo da indenização, na data da liquidação do sinistro.

4 – O que é “Responsabilidade Civil”?

É a proteção do seu patrimônio contra danos que o seu veículo pode causar a terceiros (danos pessoais/corporais), ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja, legalmente, considerado culpado, por meio de acordos, previamente, aceitos pela seguradora ou que forem transitados em julgado.

5 – O que é “sinistro”?

Sinistro é a ocorrência de prejuízo ou dano (incêndio, roubo, acidente, naufrágio, etc.), em algum bem sobre o qual se fez seguro.

6 – O que é “franquia”?

Valor calculado matematicamente, até o qual o segurador não se responsabiliza a indenizar o segurado em caso de sinistro. Participação do segurado nos prejuízos em caso de sinistro, em geral, de acordo com a cobertura estipulada no contrato do seguro de carro.

7 – Tenho que pagar a franquia se houver perda total do veiculo?

Não. A franquia só é paga em caso de perda parcial.

8 – O que é “vistoria prévia”?

Inspeção efetuada por peritos habilitados, para avaliar as condições do risco a ser segurado.

9 – Como verifico o prazo de cobertura de minha apólice?

Através da vigência estipulada em sua apólice, que é determinado o início e o fim da validade das garantias contratadas. A cobertura sempre iniciará às 24(vinte e quatro) horas da data indicada como início de vigência e também terminará às 24(vinte e quatro) horas da data indicada como fim da vigência.

10 – O que significa “Perda Total” (Indenização Integral)?

Será caracterizada a perda total do veículo quando os prejuízos, resultantes de um mesmo sinistro, atingirem ou ultrapassarem o valor apurado a partir da aplicação de determinado percentual sobre o valor contratado. Esse percentual consta das Condições Gerais do seguro de carro e é fixado com a observância dos seguintes limites máximos: Na contratação de seguro de veículo com cobertura de Valor de Mercado Referenciado, ele poderá ser de até 75% do valor do veículo, apurado pela aplicação do fator de ajuste sobre o valor do veículo segurado constante na tabela de referência contratualmente estabelecida e em vigor na data do aviso de sinistro.

11 – O que é “Questionário de Avaliação do Risco”?

O Questionário de Avaliação do Risco é uma série de perguntas que a Seguradora faz ao Segurado para, de acordo com o perfil dele, avaliar melhor o risco que ela irá assumir e determinar o valor do Prêmio, como : Sexo, idade e estado civil do principal condutor, tempo de habilitação, se guarda do veículo segurado em garagem própria ou em estacionamento fechado, a utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer)entre outras.

12 – Se acionar o seguro para consertar o veículo do terceiro, tenho que pagar a franquia? Há perda de bônus?

Para terceiros, a franquia não é paga, mas há redução do bônus da apólice.

13 – O que são “oficinas referenciadas”? Quais as vantagens oferecidas por elas?

As Oficinas Referenciadas constituem uma rede de oficinas previamente definida pela Seguradora que visa conceder ao segurado alguns benefícios tangíveis, como: desconto ou parcelamento da franquia, atendimento diferenciado, mais rapidez na execução do serviço e garantia da seguradora na qualidade dos serviços realizados. Para a seguradora, as oficinas credenciadas constituem fator redutor no preço de peças e mão-de-obra, reduzindo, consequentemente, o custo médio de seus sinistros, e, ainda, agilizando o processo de regulação/ajuste do orçamento e da liberação do veículo.

  Você pode fazer a cotação do seguro de carro agora mesmo!

seguro de carro cotacao_online_pag

Tags: ,

Comments are closed.

Quem Somos

A Fidelidade seguros é uma Corretora de seguros devidamente inscrita e habilitada na SUSEP São 30 anos disponibilizando suporte técnico do mais alto nível...Saiba Mais.
Olá
Podemos ajudar?
Powered by